sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O medo devora a alma


O Cineclube Zero 3 está debatendo o melodrama no cinema, no último ciclo mensal de 2011. Este sábado (19), será exibido o filme alemão O Medo Devora a Alma (1974), de Rainer Werner Fassbinder. No relato, uma viúva de 60 anos e um muçulmano de 40 iniciam um relacionamento amoroso, numa Europa conservadora e temerosa do avanço do Terceiro Mundo.

Na cena acima, a mulher apresenta o novo marido aos filhos adultos, como se ela mesma fosse uma adolescente esperando a acolhida familiar. A reação deles não é nada adulta nem acolhedora, e sim possuída pelo medo e pela raiva. O filme de Fassbinder reflete sobre a sociedade e o melodrama, mas alguns traços familiares podem levar-nos a pensar sobre nossas atitudes perante as mudanças, o amor e o crescimento pessoal.

A presença de um televisor entre as pessoas remete a uma cena de Tudo o que o céu permite (veja aqui), de Douglas Sirk (1955), em que o aparelho representa o desejo das crianças de serem vistas pela mãe, como num espelho familiar, e assim não venha a casar com o homem que ela ama.

A sessão começará às 15 horas, no auditório do Centro de Artes da UFPel (Alberto Rosa 62). A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: