domingo, 17 de janeiro de 2010

Recital de graduação de Washington Rodrigues

Nesta sexta (15), Washington Rodrigues apresentou seu recital de graduação no Conservatório de Música. Ele começou seus estudos em Bagé, ingressou na UFPel em 2004 e participou, ainda estudante, em inúmeras iniciativas: ministrando oficinas de teclado, dirigindo corais, atuando em concertos (de música sacra, popular e jazz), em concursos e em recitais solo, em diversas cidades brasileiras.

Em 2007, obteve o 3º lugar em sua categoria no concurso nacional Orestes Farinello, em Anápolis (GO), e em 2008 foi premiado duas vezes num concurso em Osasco (SP): primeiro lugar em seu grupo e melhor intérprete de música brasileira.

Com perseverante esforço, Washington foi progredindo notoriamente, sob a orientação do professor Dr. Marcelo Cazarré. Mesmo dominando repertório clássico e romântico (com destaque ao Schubert mais livre dos Improvisos), seu espaço natural é a música brasileira, mostrando toda sua energia física - aliada ao temperamento sensível - nas "Manchas" do gaúcho Luiz Cosme.

Apesar de que o curso forma solistas, alguns pianistas atuam muito bem como acompanhadores. É o caso de Washington, que expressa um especial entusiasmo no papel secundário, mostrando em primeira importância o sentido da música, em apoio à expressão de um trecho coral spiritual ou de um solo das cantoras Raquel Pereira, Teresa Ferlauto e Luthiene Bittencourt.

Na formatura, os músicos devem cumprir repertório, mas podem evidenciar suas preferências; o conjunto do recital mostra o que o graduando sabe fazer nesse ponto da formação e configura as linhas futuras de sua carreira.

Foi o que se vislumbrou no programa desta noite: Sonata nº 15 em Ré, 4 movimentos ("Pastoral") de Beethoven, Prelúdio e Fuga XXIV de Bach, Improviso opus 90 nº 4 de Schubert, Seis Prelúdios de Francisco Mignone, Valsa do Fausto de Gounod, de Franz Liszt. Mesmo com uma boa capacidade de rendimento nos autores europeus, o pianista mostrou uma especial segurança nos trechos brasileiros, denotando seu perfil artístico. Em agradecimento aos entusiastas aplausos, Washington acrescentou a "Dança Ritual" de Joaquín Turina e um apaixonado "Como é grande o meu amor por você", cantado pelo tenor João Ferreira Filho.

Na falta de vídeos que ilustrem o desempenho do pianista, ouçamos um dos trechos escolhidos para este recital: o segundo movimento da Sonata "Pastoral", na interpretação do austríaco Friedrich Gulda (1930-2000).
Fotos: Divulgação UFPel (1) e F. A. Vidal (2-3)

Nenhum comentário: