quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conselho do Pelotas Mais

O sítio Pelotas Mais constituiu, nesta terça ao entardecer, seu Conselho de Colaboradores (veja nota), no salão de convivência da sede Pelotas da RBS (dir.), um mês depois de seu lançamento na internet.

Seguindo a segunda fase do projeto, 28 pessoas foram chamadas para ser a cara visível da comunidade de leitores-repórteres que alimentam o portal; dos 22 que chegaram ontem, somente quatro são mulheres.

Alguns já têm blogues próprios ou alguma experiência com jornalismo, oscilando entre os 20 e 50 anos de idade. Todos assinaram um contrato de colaboração, onde consta que não haverá remuneração nem vínculo de trabalho; os textos e fotos deverão ser inéditos e exclusivos do Pelotas Mais, mas poderão ser citados em outros sítios, posteriormente.

O grupo produzirá matérias mais qualificadas, ao conhecer as regras básicas do projeto, e os demais leitores seguirão colaborando como até agora (cada dia chega uma centena de colaborações, e nem todas cumprem requisitos de redação). Com repórteres mais conscientes e ativos, as matérias irão melhorando e poderão eventualmente ser usadas em outros meios, como a TV e o jornal Zero Hora.

Rosane Tremea (esq.), coordenadora de sítios hiperlocais da RBS, diz que em Porto Alegre os homens são minoria nos conselhos de bairros. A jornalista, que veio para supervisionar esta experiência inédita no interior do Estado, explicou os objetivos do projeto: fazer que a comunidade se aproprie deste instrumento mediante o compartilhamento de informações sobre a vida da cidade.

Bianca Zanella Ribeiro (dir.), coordenadora e responsável pela publicação de conteúdos, também motivou os colaboradores a melhorar o funcionamento do portal; quando buscar notícias, o repórter poderá e deverá identificar-se como representante do Pelotas Mais. O fotógrafo Nauro Jr., da Zero Hora, não se limitou a registrar o encontro em dezenas de imagens, mas também transmitiu com palavras seu entusiasmo com os progressos desta iniciativa.

Dia 14 de dezembro, o novo veículo foi anunciado ante representantes da sociedade pelotense, reunidos no mesmo salão (leia notícia da RBS, e nota neste blogue).

Minutos após as 18h, João Paulo Célia, gerente executivo, deu a palavra ao gerente de produto, Marcelo Rech, que explicou os objetivos do projeto, centrados em dar notícias da cidade e seus bairros, feitas pelos leitores. A filosofia é mais de colaboração do que de competição (apesar de que já existem projetos pelotenses parecidos, como o Diário Popular e o Amigos de Pelotas, portais jornalísticos locais e interativos).

Na mesma reunião, Marta Gleich, diretora de internet da empresa, descreveu o Pelotas Mais e as funções de sua "curadora de conteúdo", Bianca Zanella. Outro pelotense que trabalha na RBS, Eduardo Loréa, falou do blogue Desgarrados de Satolep, fundado por ele para enriquecer este sítio local, com jornalistas que moram fora daqui e sentem saudades da terrinha e dos tempos passados. Na foto (acima à esq.), Marcelo, Eduardo, Marta e Bianca.

Naquela noite, também Nauro Jr. testemunhou sua participação no projeto, em nota no seu blogue Retratos da Vida (v. dia 14-12-09).

Sintomaticamente, não havia jornalistas de fora da RBS, e no dia seguinte nenhum jornal impresso nem eletrônico deu a notícia.
Fotos de F. A. Vidal

POST DATA
Em maio, a empresa mudou o nome do sítio para ClicRBS Pelotas.

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