
Seguindo a segunda fase do projeto, 28 pessoas foram chamadas para ser a cara visível da comunidade de leitores-repórteres que alimentam o portal; dos 22 que chegaram ontem, somente quatro são mulheres.
Alguns já têm blogues próprios ou alguma experiência com jornalismo, oscilando entre os 20 e 50 anos de idade. Todos assinaram um contrato de colaboração, onde consta que não haverá remuneração nem vínculo de trabalho; os textos e fotos deverão ser inéditos e exclusivos do Pelotas Mais, mas poderão ser citados em outros sítios, posteriormente.


Bianca Zanella Ribeiro (dir.), coordenadora e responsável pela publicação de conteúdos, também motivou os colaboradores a melhorar o funcionamento do portal; quando buscar notícias, o repórter poderá e deverá identificar-se como representante do Pelotas Mais. O fotógrafo Nauro Jr., da Zero Hora, não se limitou a registrar o encontro em dezenas de imagens, mas também transmitiu com palavras seu entusiasmo com os progressos desta iniciativa.

Minutos após as 18h, João Paulo Célia, gerente executivo, deu a palavra ao gerente de produto, Marcelo Rech, que explicou os objetivos do projeto, centrados em dar notícias da cidade e seus bairros, feitas pelos leitores. A filosofia é mais de colaboração do que de competição (apesar de que já existem projetos pelotenses parecidos, como o Diário Popular e o Amigos de Pelotas, portais jornalísticos locais e interativos).

Naquela noite, também Nauro Jr. testemunhou sua participação no projeto, em nota no seu blogue Retratos da Vida (v. dia 14-12-09).
Sintomaticamente, não havia jornalistas de fora da RBS, e no dia seguinte nenhum jornal impresso nem eletrônico deu a notícia.
Fotos de F. A. Vidal
POST DATA
Em maio, a empresa mudou o nome do sítio para ClicRBS Pelotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário