quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Artigo sobre a pesca na Lagoa dos Patos

Solano Ferreira formou-se em Jornalismo com o trabalho “A pesca da tainha na Lagoa dos Patos: um relato fotoetnográfico”, com orientação do professor Carlos Leonardo Recuero, coordenador do curso na UCPel. O relatório será apresentado no 7º Fórum Latino-Americano Memória e Identidade, a realizar-se em outubro (28-31), em Montevidéu.

O projeto (chamado “Ilha dos Marinheiros”) foi realizado com pescadores em Rio Grande, e a ideia nasceu enquanto Solano participava do jornal da comunidade da Colônia Z-3 (O Pescador). O trabalho tem a forma de um artigo jornalístico, contendo um relato em imagens e um texto escrito, sobre o lado humano da pesca na Lagoa dos Patos.
O Fórum Latino-americano "Memória e Identidade" (em espanhol: Foro Latinoamericano Memoria e Identidad) é muito mais um espaço de troca cultural do que um congresso. Desde 2004, reúne representantes indígenas e de organizações culturais e étnicas, comunicadores e pesquisadores da América, Caribe e Europa.
Após anos participando no encontro uruguaio, professores e estudantes da UFPel deram origem em Pelotas ao Fórum Internacional de Contadores de Histórias (FICH), realizado no Instituto Simões Lopes Neto, em setembro e outubro de 2009, com inspiração especial na cultura afro-brasileira. A revista TEIAS de janeiro/abril publicou um relato sobre a criação do FICH: "Fronteiras da Cultura e da Oralidade", de Bussoletti, Pinheiro e Gill (veja o sumário da edição).
Fotos de Solano Ferreira (UCPel)

Nenhum comentário: