As imagens se referem a uma pesquisa que Ivana Nicola Lopes - doutora em História da Arte pela Universitat de Barcelona - realizou para um pós-doutorado que cursou na Faculdade de Educação da UFRGS.
Professora de História da Arte e de Teoria e Crítica da Arte na FURG, Ivana trabalhou com um grupo de mulheres - a maioria em tratamento na clínica médica de Eduardo Devens, em Pelotas -, com o objetivo de examinar a influência das artes na cultura popular.
No exercício artístico-afetivo, cada participante falou de pertences com significados importantes para elas, coincidindo que todas, como por encanto, guardavam esses objetos até hoje. A artista plástica Norma Alves se dispôs a pensar a exposição, fotografar os objetos-testemunhos e desenhar o convite. Por outro lado, Ivana redigiu descrições poéticas inspiradas em cada figura, a modo de uma devolução de mãe-boa.
O espaço da exposição também dialoga com as imagens, representando aquele um útero-bom, compreensivo e tranquilizador, e estas últimas elementos carregados de emotividade (mais amorosa do que dolorosa). A sala Chico Madrid é coordenada pelo médico-fotógrafo Eduardo Devens.
Imagens: N. Alves (1), I. Lopes (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário