sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Violonista Gahuer Carrasco

Gahuer Carrasco Pereyra nasceu em Jaguarão, mas mora em Pelotas desde criança. Aos 15 anos pegou o violão e não somente não o deixou, mas também tem crescido como intérprete de música hispânica neste instrumento, basicamente de autores argentinos e espanhóis.

Com outros músicos de Pelotas, formou o Quinteto Libertango, que durante uns anos difundiu a música de Astor Piazzolla. Hoje ele faz turnês internacionais como solista, especializando-se em ritmos flamencos e latinoamericanos.

Uma das peças preferidas de Gahuer é Asturias, composta para piano por Isaac Albéniz (1860-1909). O trecho é uma bela expressão de ritmos flamencos (andaluzes), denominada pelo compositor como "Leyenda" e depois rebatizada pelo editor da Suite Espanhola como "Asturias", zona da Espanha não relacionada com o flamenco. A transcrição para violão é atribuída ora a Francisco Tárrega, ora ao violonista Andrés Segovia, que a popularizou neste instrumento.

O vídeo acima pertence ao primeiro DVD de Gahuer, Pasión y Romance, gravado no Teatro Guarani em maio de 2008. O acompanhamento no cajón, de Lyber Bermúdez, é uma exclusividade gravada nessa ocasião. Compare a versão de John Williams. Ouça também o texto original para piano na interpretação do mexicano Jorge Federico Osorio (abaixo).

Um comentário:

Anônimo disse...

~GAHUER CARRASCO é um talentoso violonista e merece toda nossa admiração! Muito bom ver a divulgação de seu trabalho no Pelotas Capital Cultural. Eu diria que 'ASTURIAS' tocada por ele com tanta excelência, vai além de grandes violonistas de nível nacional e internacional!
Muito sucesso GAHUER...!!!!!