quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cinismo legislativo chegou ao Estado em só 6 dias

Como era previsível, os deputados estaduais gaúchos aprovaram gordo aumento de salário para a próxima legislatura. A notícia está na capa do Diário Popular de hoje (dir.) e em todos os jornais do Estado.

Ontem terça (21), somente seis dias depois de os deputados federais e senadores aprovarem um escandaloso e hipócrita aumento para eles e para o Executivo, o sítio da Assembleia gaúcha noticiou com elegância: Plenário aprova novo subsídio para deputados estaduais.

Votaram 47 dos 55 membros da Assembleia, sendo que 36 votos aprovaram a futura remuneração de 20 mil reais (obedecendo o teto de 75% dos federais). Os 10 petistas e um petebista se opuseram. Hoje os estaduais estão ganhando 11,5 mil (fora os benefícios).

O representante de nossa zona - que já foi vereador em Pelotas - estava presente e apoiou o aumento (veja a lista dos votantes). Resta a semana final do ano para que as câmaras municipais de todo o Brasil reajustem os vencimentos que a lei autoriza, a valer desde 2013, no seguinte mandato. Em quantos dias esta onda de sem-vergonhice chegará a Pelotas?

Se nossos vereadores não o fizerem agora, esperamos que não o façam nunca. Mas se o fizerem antes deste ano-novo, como se prevê, verificaremos suas votações e seus argumentos. Não poderemos expulsá-los já de suas poltronas, mas toleraremos a reeleição dos vaidosos que quiserem autoinflar suas banhas inertes?

Os doentes psicóticos não percebem sua alienação, e acreditam de boa fé estar agindo no mais correto realismo. O comportamento dos políticos é bem mais perigoso tanto quanto à ética como nas finanças, com o agravante de que ninguém pode corrigir a insanidade, pois estão no controle do poder estatal. Só cabem denúncias satíricas e poéticas; as reportagens já não surtem efeito na população.

Ontem um bispo emérito representou a voz da decência moral: condecorado como defensor dos pobres, ele se viu forçado a rejeitar o prêmio, somente para destacar que os senadores haviam esquecido os direitos humanos do povo (leia a notícia).
Imagens da web

Nenhum comentário: