quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Bilhete (IX)

"Maria Fumaça", óleo de João Barcelos

IX Busca no trem

Mal a porta do 888 se abriu, rente à plataforma, na gare, saltou avidamente para dentro dele, seguido pelo funcionário da Central que, por certo, recebera instruções para acompanhá-lo.

No chão do carro havia mil e um papéis dos mais variados matizes. A ele só interessariam os brancos – pensou logo.

Olhou com animação para o funcionário a seu lado e pediu:

 Poderia varrer tudo para um canto? O que procuro é um documento em forma de uma lauda manuscrita em língua francesa.  e continuou, quase sem tomar fôlego:  Se acharmos o papel de que lhe falo, vou gratificá-lo acima do que reservei para você!

— Ótimo, patrão, mãos a obra, então!  respondeu-lhe o modesto funcionário, empunhando um enorme vassourão e começando a varrer entusiasmado.

Reunida a papelada, cuidadosamente, a um canto, procederam a seleção de todos os papéis pela cor. Os não brancos eram logo eliminados de qualquer exame. Então iniciaram uma busca rigorosa. Nada foi deixado de lado que pudesse interessar.

Cerca de uma hora depois, nosso personagem certificou-se que não estava ali o que procurava com tanto empenho.

Ainda voltou aos bancos em que teria sentado, com certeza, procurou uma frincha na parede de madeira, algum buraco no assoalho, algo que pudesse estar escondendo a buscada lauda, mas nada havia, mesmo.

Sentou-se em um banco dos muitos da gare existentes, cansado, decepcionado e quase desanimado, enquanto assoviando uma música popular qualquer, o varredor ligava um aspirador enorme.

Mas ainda restava a esperança da resposta da carta que Madame Marie escrevera, pensou, procurando consolar-se e compensar o cansaço de que estava possuído, agravado pelo calor reinante e que era conseqüência daquela madrugada tipicamente carioca.

Por aquela época, 1940, uma carta levava cerca de quinze, vinte dias para ir e a resposta voltar, se respondida logo, para a capital francesa.

Teriam de esperar, ele e sua querida amiga, a velha mestra Madame Marie Darrieux, solidária e também ansiosa por um esclarecimento final de tudo aquilo. Faltariam mais duas semanas ainda de espera. De esperançosa espera. Mas confiava que teriam uma resposta positiva do maitre...

A carta fora escrita com muito sentimento e era uma carta até certo ponto promissora

 Aquele trabalho e angústia seriam recompensados  pensou, cheio da sempre válida esperança.

E firmando esquema de ir, no dia seguinte, até a casa de sua ex-professora para dar-lhe o resultado da busca infrutífera que realizara, levantou-se, despediu-se do empregado da Rede ferroviária, e mão nos bolsos, caminhando vagarosamente devido ao calor, dirigiu-se ao portão principal por onde entrara, para ganhar a rua e tomar um táxi.

Continua amanhã (v. parte X).


Estação Central do Brasil (Lucas Fracalossi, canetinha e giz pastel, 2009)
Imagens: J. Barcelos (1), Ju Fumero (2), L. Fracalossi (3)

Nenhum comentário: