quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sagrado Coração de Jesus, a paróquia do bairro do Porto

A paróquia do Sagrado Coração de Jesus, conhecida em Pelotas como a Igreja do Porto, está em plena comemoração do seu centenário. Em 1 de novembro de 1912, dois anos após a criação da Diocese de Pelotas, o bispo Dom Francisco de Campos Barreto fundou novas paróquias, desmembradas das já existentes.

Mesmo com o templo em reformas, a novena está sendo feita com o compromisso e o entusiasmo dos fiéis, com um altar sem imagens, algumas janelas com vidros quebrados e o forro sem colocar. Veja notícias no blogue da paróquia.

Na missa de ontem (21), perto das 20 horas, o padre Antônio Reges Brasil fez notar a beleza do vitral da porta de entrada, iluminado pelo sol da tarde e somente visível para um observador interno. De fora não se veem formas nem cores, pois a luz provém justamente do exterior e projeta para dentro esta imagem, única nesta apresentação em duas partes móveis (quando as portas se abrem, o conjunto fica separado e oculto) e ao alcance das mãos.

A figura representa a terceira aparição de Jesus a Margarida de Alacoque, na França, em 1675. Foi após estas aparições que se estendeu a devoção católica ao Sagrado Coração de Jesus (Sacré-Coeur, no original).
Foto: F. A. Vidal

Nenhum comentário: