domingo, 27 de janeiro de 2013

Degust Art, 2ª edição

Alunos do Centro de Artes da UFPel apresentam esta quinta (31) a segunda edição da DEGUST ART, Mostra de Arte Comestível. Às 18h serão apresentadas as obras, como numa vernissagem normal, e serão no mesmo encontro literalmente comidas pelo público.

Trata-se de uma atividade multidisciplinar entre os cursos de Artes, Museologia, Gastronomia, Arquitetura e outros. A coordenação é dos professores Helena Kanaane e Wilson Miranda. Segundo informação da Câmara de Extensão do Centro de Artes, o público externo à Universidade também tem a possibilidade de criar e expor.

Vários conceitos artísticos se renovam com esta experiência. As artes plásticas e culinárias dialogam de novas formas. A inauguração se faz sinônimo de finalização. De modo inusual nas artes, uma mesma mostra relaciona elementos culturais e históricos, numa mesma obra.

O conceito de "espectador" deixa de ser alguém que somente observa e se amplia para as sensações de tato, paladar e olfato. O que avaliamos ao comer? O conhecimento de quem é o autor da obra visual-culinária modifica a sensação do sabor?

A estética como um prazer espiritual se estende à necessidade fisiológica da alimentação. Se a criatividade permitir, elementos sonoros ou musicais também farão parte do prazer da degustação, como já ocorre em restaurantes e barezinhos.

A primeira edição do evento foi em novembro de 2011. Veja o trabalho de Jordana Corrêa.

A exposição será aberta ao público apreciador de arte, que poderá ter a experiência de comer as obras dos artistas. O Centro de Artes fica na rua Alberto Rosa nº 62.

POST DATA: 29-01-13
Diário Popular noticiou segunda (28): Projeto une gastronomia e arte.

Nenhum comentário: