quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Eduardo vai a aula para marcar o ritmo


O sítio da Prefeitura anunciou a participação de Eduardo Leite numa oficina de pandeiro com o músico carioca Celsinho Silva, às 14h de hoje (23) na UCPel, dentro da agenda do 3º Festival Internacional SESC de Música. Notícia inesperada em Pelotas, onde a classe política mantém distância com a cultura e uma imagem de seriedade e rigidez.

Família de Eduardo faz samba e chorinho
O jovem prefeito, que tomou posse há 22 dias, é pandeirista amador em grupo musical familiar, composto por irmãos e primos. Na adolescência também estudou saxofone, sem sucesso, segundo reportagem de Zero Hora.

Um bom administrador tem mão firme para conduzir o ritmo, assim como deve fazer que os demais se entrosem como conjunto. Daí que esta aula seja providencial, como diversão, como aula de liderança e como divulgação de imagem pública.

Pandeirista desde 1976, Celsinho Silva — filho de Jorge José da Silva, o Jorginho do Pandeiro — fundou o grupo "Nó em Pingo D'Água" em 1978 e a Camerata Carioca em 1979, trabalha com Paulinho da Viola desde 1980 e leciona pandeiro na Escola Portátil de Música desde a sua criação, em 2000. O vídeo acima foi gravado no Japão em 2012, onde Celsinho dá aulas do instrumento, desde 2002.
Foto: Facebook

POST DATA
23-01-13, 22h
Celsinho e Eduardo em plena aula, hoje (23)
No vídeo abaixo, Eduardo explica à reportagem do Diário Popular sua presença no Festival. Mesmo sendo oportuna a aula e excelente o professor, o que ele quis foi mostrar a importância que as escolas e os alunos devem dar à música como atividade que ajuda ao pensamento e ao desenvolvimento da pessoa.

Se houver mais grupos musicais em Pelotas, preparados nas escolas públicas e particulares, a nossa vida pessoal e social melhorará e o Festival SESC terá servido como contribuição a uma sociedade mais humana. De fato, os cursos de música da UFPel têm tido maior procura desde que o Festival começou em Pelotas, em 2011.


O gesto do prefeito chamou a atenção sobre o Festival e mostrou que é bom mostrar em público nossas preferências, para favorecer certas políticas. Sua função não é fazer música (sem descartar que um prefeito é como um maestro que marca o ritmo das ações coletivas), mas estimular os futuros músicos e os professores. Neste sentido, uma única foto de um prefeito participante e criativo serviu como emblema publicitário para uma interessante campanha educativa.

Veja também o vídeo da ASCOM, relatado pela jornalista Joice Lima.
Foto: Y. Lopes (DP)


Nenhum comentário: