domingo, 6 de janeiro de 2013

Remendo como remédio, na estrada

"Remendo como remédio", Nauro Júnior, 2011
Há um ano, profissionais da RBS ganharam 3 dos 5 prêmios de jornalismo dados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e um deles foi para um fotógrafo de Pelotas (veja notícia): Nauro Cardoso Machado Júnior.

Nauro já ganhara diversos prêmios fora de Pelotas, inclusive com esta foto, mostrando um dos dois desvios improvisados na BR-116 após um forte temporal. A estrada é pavimentada desde a década de 1960 e seu trânsito é intenso e perigoso, sendo urgente uma duplicação da via (já aprovada pelo governo federal).

A imagem sugere que quanto maior o remendo menor a qualidade da estrada. Mesmo pequeno, o desvio se impõe visualmente sobre as imensas linhas retas do caminho e do horizonte.

Por outro lado, a ideia de remédio mostra o desejo de que não se interrompesse a comunicação terrestre entre Pelotas e Porto Alegre. Na verdade, entre Pelotas e todas as cidades ao norte.

Mas o fotógrafo nascido em Novo Hamburgo (que fica ao norte), que criou raízes físicas e espirituais em nossa cidade, não havia sido condecorado aqui mesmo, até que o Pelotas Treze Horas escolheu esta foto como a melhor do ano, no último dia de 2011. Mais uma vinculação de amor e reconhecimento entre a cidade e o filho adotivo. Sobre o "gostinho especial de vencer em casa" Nauro escreveu o seguinte (texto tomado do Blog do Editor de Zero Hora).
Santo de casa não faz milagres. Este ditado serve bem para quem busca a aprovação dos seus pares. Trabalho na sucursal de Pelotas há 15 anos. Durante este tempo ganhei alguns prêmios, mas sempre tive que viajar para buscar minhas condecorações. 
No último dia de 2011, o programa Pelotas 13 Horas, da Rádio Universidade Católica, escolheu os melhores do ano. Todos os anos eu me inscrevo neste concurso, mas desde que moro aqui só tinha vencido uma vez. Foram várias fotos inscritas na categoria "Melhor fotografia do ano em Pelotas" e fui para a final com o editor de fotografia do Diário Popular, Carlos Queiroz. 
Nós dois escutamos, juntos, em um radinho de pilha, a transmissão ao vivo da votação final. Desta vez, levei a melhor, acabei vencendo por 7 votos a 6, com a foto "Remendo como Remédio", a mesma foto que venci o Prêmio Setcergs em 2011. A diferença de um prêmio para o outro? O gostinho de ganhar em casa é muito melhor.
Veja as reportagens do primeiro prêmio no blogue da RBS De olho nas estradas.

Nenhum comentário: