segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ouça rádios de Pelotas

Desde este fim de semana, está habilitada na coluna da direita do blogue uma lista com algumas rádios de Pelotas. Um clique com o botão direito permitirá abrir o endereço em janela ou guia separada, para ouvir a rádio enquanto lê o blogue ou navega pela internet.

Em cada caso, será preciso ter gravado em seu computador algum programa de software de áudio (Windows ou RealPlayer). Cada link abaixo leva ao sítio web das emissoras, onde se pode ler a informação de cada uma e ouvir sua programação ao vivo.

Rádio Alfa FM (UCPel), 24h. Fundada em 1979, foi a primeira FM estéreo da região. Música pop em inglês e notícias.
Requer o programa RealPlayer.

Rádio Cultura AM, 24h. Tem 77 anos de história (fundada em 1933, segunda mais antiga da cidade). Desde setembro de 2010 está em nova fase, com estúdio novo e presença na internet. Atualmente se concentra em programação musical brasileira.
A rádio já pode ser ouvida ao abrir-se o sítio web. Também pode clicar num dos ícones de software, salvar um arquivo em seu computador e abri-lo, sem precisar entrar no sítio.

Rádio Federal FM (UFPel), 24h. Está no ar desde 1980, quando tinha o nome de Rádio Cosmos. Adotou o nome atual em 1992. Música popular e instrumental, e notícias culturais e universitárias.
Depois de salvar o arquivo fornecido pela rádio, abra-o com o programa escolhido.

Rádio Universidade AM (UCPel). No ar desde 1967, a R.U. tem um enfoque primariamente jornalístico. Entre os programas mais ouvidos está o Pelotas 13 Horas, conduzido por Clayton Rocha há 35 anos (de segunda a sexta, de 13h a 14h30). O sítio da rádio dá notícias de Pelotas e informa previsão do tempo.
Clique em um dos ícones de áudio para ouvir a programação.

Rádio União FM (IECLB), 24h. Desde 2007 em Pelotas (a matriz em Novo Hamburgo tem 30 anos, com programação separada). Música pop, MPB, jazz, new age e instrumental.
A rádio toca ao abrir o link fornecido.

Mais duas deverão ser incluídas neste minipainel (Pelotense AM e RádioCom FM) quando repuserem o endereço de acesso com áudio. Convido os leitores a opinarem deste serviço e informarem dos possíveis problemas. Futuramente irei sugerir outras rádios gaúchas e dos países vizinhos.

Este blogue é o único sítio web que reúne esta informação para as rádios pelotenses. Pela fragmentação dos veículos jornalísticos e desunião da mídia em geral, este minipainel é também uma novidade em toda a internet. A Wikipédia apresenta 12 rádios com seus links, mas requer mais de um par de cliques para ouvi-las ao vivo (veja a lista de Rádios de Pelotas). As outras rádios citadas pela Wikipédia são:
  • Alegria Zona Sul 89.5 FM (matriz em Porto Alegre),
  • Aleluia 93.3 FM (da Igreja Universal),
  • Atlântida FM 95.3 (RBS),
  • Imigrantes 104.9 FM (local),
  • Mix FM (104.3 em São Lourenço do Sul; rede nacional),
  • Tupanci AM (local).
Nessa lista ainda faltam: Rádio Com (citada acima) e Melodia FM. Contam-se, portanto, 14 emissoras.

POST DATA
Julho 2014

  • Maisnova FM ocupa o lugar da Rádio Alfa, da UCPel (extinta).
  • Atlântida FM ganhou programação local.
  • Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, aparece em Pelotas no 102.1.

Veja na coluna direita do blogue outras rádios não pelotenses, para ouvir enquanto lê.

Nenhum comentário: