quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poesia no Bar, 3ª edição

Para hoje (18-11) está anunciada a terceira edição do Poesia no Bar, um dos imaginativos projetos da Pimentero Producciones. Desta vez, os marca-textos contendo versos serão entregues aos presentes por declamadores de poesias, sem apresentação musical. Entre 20h30 e 21h30, no Papuera Bar (Alberto Rosa 51, defronte ao I.A.D.).

O projeto artístico pretende acrescentar um sentido romântico às noites musicais ou de conversas que os pelotenses já conhecem. As poesias são expressadas em marca-livros com identidade visual de Nativu Design em parceria com Revista Seja e Companhia dos Técnicos.

A vez anterior foi na quinta 16 de setembro, no restaurante Mercado del Puerto (abaixo à dir.), quando o cantautor uruguaio Vicente Pimentero apresentou músicas ao violão durante uma hora, num show que intitulou "Solito Nomás" (à esq., a imagem de divulgação).
A maioria das canções são dele mesmo (como Nada Original, e Indiferencia), e vale a pena escutar as letras com calma, inclusive lê-las e repeti-las como textos a ser recitados, pela sua beleza literária (é preciso se concentrar no ambiente dos bares noturnos, e saber um pouquinho de espanhol).
As músicas de outros autores (como Perfidia, e Eu Sei que Vou te Amar), ele também as renova com expressividade própria, seja cantando algo romântico em ritmo de soul, ou transformando um samba em candombe.
No final dessa segunda edição, o artista distribuiu frases poéticas em marcadores de livros, um dos ingredientes do Poesia no Bar (o outro é entregar os versos pela voz, sejam eles cantados ou recitados).
A poesia pode entrar pelos olhos ou pelos ouvidos, mas seu destino é o espírito. Por isso também é preciso estar disposto a escutar poesia com o coração para que ela tenha algum efeito em nós.
Vicente diz que entrega marca-livros com versos, mas me parece mais exato (e poético) dizer que o presente consiste em versos, sejam eles escritos, cantados, declamados, ou mesmo sentidos ou sonhados. Também não é estranho que os marcadores tragam frases bastante apropriadas à pessoa que os recebe, e num preciso momento da alma.
Na concepção e na realização de cada ideia como o Poesia no Bar, participam Vicente Pimentero (vocalista do Pimenta Buena), Daniel Moreira (idealizador do blogue Revista Seja) e Valder Valeirão (da Nativu Design).
Eles têm a poesia nas veias, que não é simplesmente aquele sentido literário para compor versos, mas a capacidade criativa para ver o mundo de formas novas, para perceber as soluções onde todos veem os problemas.
A primeira edição do Poesia no Bar foi dentro do "Cult Bazar", evento realizado no Bar João Gilberto no dia 11 de agosto. As próximas versões seguirão circulando pelos bares de Pelotas.
Segundo Daniel, o projeto está distribuindo versos de poetas locais e regionais (por enquanto), para proximamente criar um blogue que - além de divulgar estas poesias que circulam nos bares - também garimpe poemas de toda a América Latina.
Imagens: de divulgação e F. A. Vidal (foto 3)

Nenhum comentário: