terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dona Loeci: três décadas de Café Aquários

Maria Loeci Cunha
Até hoje (31-12), Maria Loeci Cunha foi a funcionária mais antiga do Café Aquários. Por trinta anos ela atendeu, de domingo a domingo, no mais antigo e famoso café de Pelotas e agora se aposenta, aos 58 anos de idade. É praticamente o mesmo tempo de existência do Café.

Em abril de 2010, ela foi entrevistada por Nauro Júnior (v. blogue Retratos da Vida), quando já era a mais antiga. O repórter lhe perguntou quantos cafezinhos já havia servido em 27 anos de trabalho (número informado por ela na ocasião) e ela estimou em cerca de um milhão. Num café tão movimentado como o Aquários, este cálculo (100 xícaras diárias por 9860 dias) poderia ser considerado humilde.

Em janeiro de 2012, Nauro voltou a destacá-la (v. nota), mostrando o prêmio que dona Loeci recebera do programa Pelotas Treze Horas pela qualidade no atendimento. Premiar a pessoa em vez da empresa significa que a gentileza e a eficiência radicam nas atitudes do funcionário, aquele que fala diretamente com o cliente e o motiva a voltar mais vezes.

Os habitués do Aquários reconhecem em dona Loeci uma coisa que é pouco comum encontrar, nos dias de hoje: uma palavra de gentileza acompanhada de um sorriso, sinal de que a pessoa gosta do que faz e gosta de viver. A partir de hoje esta frase deverá estar em tempo passado.

Chegou o momento de retirar-se e há uma semana (28-12) o Diário da Manhã despediu-a com a notícia Funcionária se aposenta após 28 anos de trabalho. Parte da matéria jornalística dizia o seguinte:
Das lembranças que leva do antigo trabalho, ela destaca as amizades importantes que fez durante sua trajetória, das quais sentirá imensa saudade, assim como dos patrões Ramiro Rodrigues e Carmeno Rodrigues e dos gerentes Carlos Eduardo e da Dona Neusa.
Com todos esses anos de Café Aquários, Maria Loeci destaca os artistas e políticos que passaram por lá, e recorda que a maior mudança ocorrida no estabelecimento, com o passar dos anos, foi o aumento da rotatividade dos funcionários.
Para não sair perdendo, Nauro fez a despedida final incluindo-se na foto (desta vez no Facebook), agora com o proverbial sorriso de dona Loeci. 

Destaque individual 2011 na Categoria Atendimento Nota 10
Fotos: A. Assumpção (1), Nauro Jr. (2)

domingo, 15 de dezembro de 2013

"O Renascimento do Parto" já está em Pelotas


O documentário brasileiro O Renascimento do Parto será exibido em Pelotas, às 19h da segunda 16 e da terça 17, no CineArt (Shopping Calçadão). A organização do evento em nossa cidade é das mães e ativistas Tainã Soares e Tati Bastos. A entrada custa R$ 10.

O filme é um dos meios para criar consciência social sobre os benefícios do parto normal e os malefícios causados pela imposição das cesarianas nos hospitais.

Ainda não disponível em DVD nem na internet, já foi exibido em diversas cidades brasileiras, sempre buscando sessões especiais no circuito comercial, para dar mais visibilidade à campanha.

Após a sessão de estreia, será feito um debate com as profissionais Isane D'Ávila, psicóloga e doula, e Marilu Correa Soares, doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Veja mais informação sobre o filme na postagem "O Renascimento do Parto" poderia vir a Pelotas, de 28-9-13.