Precisaríamos reunir rolos e rolos de filmes para poder rodar tanta aventura, tanta luta, trabalho e - principalmente - amor, amor às crianças. Quantas e quantas pessoas passaram por sua vida... Qual é o segredo dessa longevidade, dessa sabedoria, de ter tanto espaço em seu coração para amar tanta gente que foi chegando: uns nascendo, outros se agregando à família, outros trazendo amizade.Tendo dedicado toda a vida a seu trabalho como professora e alfabetizadora, a Tia Yolanda criou, após sua aposentadoria, a primeira escola infantil particular de Pelotas, o Recanto Infantil.
Nós, seus familiares e admiradores, queremos agradecer por toda a educação que por ela nos foi dada e pela lição de vida e de respeito que continuamos a ter o prazer de aprender por meio de tão especial pessoa.
A história conta que o início foi em 10 de março de 1952, numa sala no Colégio São José. As crianças faziam, em cada um dos cantos, uma atividade diferente, daí o nome “Recanto Infantil“. Começou pequeno e se foi ampliando ao longo do tempo, sem nunca mais desaparecer.
Como escola pré-primária, o Recanto Infantil funcionou num casarão da rua Anchieta, esquina Almirante Tamandaré. Na época, o trecho ao sul da Praça Osório chamava-se Rua General Vitorino. A escolinha funcionava com níveis pré-escolares e algumas turmas do então Curso Primário, hoje Ensino Fundamental. Hoje ali se encontra um condomínio de apartamentos.
Em 1988, Dona Yolanda se "autoaposentou" como diretora - aos 77 anos de idade, depois de 36 anos do primeiro "recantinho" - passando seu empreendimento à professora Clarinda Wieczorek Coutinho, que dirige a Escola até hoje.
Os níveis superiores foram sendo oferecidos gradualmente, para que as crianças seguissem no "Recanto", até que em 1998, já completada a estrutura do Ensino Fundamental, os alunos adolescentes pediram a mudança do nome “Recanto Infantil“ para outro mais significativo para eles. Em votação de toda a comunidade escolar foi escolhido o nome de Castro Alves (veja uma biografia do Poeta dos Escravos).
Há treze anos, portanto, o que foi "Recanto Infantil" se denomina Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, sob a mesma direção. A entrada principal (dir.) é pela Rua General Osório 366 (entre Gomes Carneiro e Três de Maio), com acesso aos níveis pré-escolares pela Gomes Carneiro (acima) e berçário Recanto Infantil pela Andrade Neves (informações disponíveis no Histórico da Escola Castro Alves).
Em março de 2012, a iniciativa da Tia Yolanda completará 60 anos. Caberia uma homenagem oficial do Município de Pelotas a sua querida educadora.
Fotos de F. A. Vidal
POST DATA
9-5-2013
Yolanda Nunes faleceu ontem (8), aos 102 anos.
2 comentários:
Preciso do telefone da yolanda, desejo reincontrá-la, pois fui a segunda matrícula do Recanto( a primeira foi da Beatriz, sobrinha da Yolanda)
michelon@pro.via-rs.com.br
Regina Michelon
Fiquei muito contente com esta notícia. Fui aluno do RECANTO na década de 50, na esquina perto do Corpo de Bombeiros, junto com (entre outos) o Bruno Russomano de Mendonça Lima, o Rubenzinho Silveira e o Humberto Francisco Trapaga Simões Canarim. A Yolanda era a diretora. Fui aluno, também, das irmãs dela, a Ruth (minha querida professora de música) e a simpaticíssima Zélia (trabalhos manuais). Parabéns à Yolanda e ao médico dela, o Dr. Gilberto Abduch, que é muito amigo dela, e é um modelo de dedicação e competência.
Postar um comentário