Paulinho Bueno |
Tal foi a sua identificação com o empreendimento, desde o início, que o bar ficou com a cara do dono, e vice-versa (o nome foi tão bem escolhido que jamais foi o "bar do Paulinho", mas - ao contrário - o dono ficou como o "Paulinho Papuera").
O termo "Papuera" (da música de Ed Motta) foi escolhido de uma lista, buscando certamente uma ligação entre papo e música, que são os eixos principais da casa. A palavra "papoeira" é um neologismo brasileiro, criado no Nordeste, significando precisamente um bate-papo sobre a dança da capoeira. Talvez inspirado nesse tema, Ed Motta fez um jazz instrumental (CD Dwitza, 2002) que chamou Papuera (abaixo, show em outubro de 2010 em SP).
Mas atenção: o Papuera Bar não tem nada a ver com capoeira nem com jazz; é simplesmente um barzinho para se conversar enquanto se ouve rock, dos anos 70 aos 90. O local é estreito e penumbroso, facilitando a intimidade dos papos, e a música que se ouve todo o tempo provém de uma lista de 300 DVDs e 30 mil músicas em mp3. A TV também permite ver jogos de futebol importantes.
Pesquisas no Google mostram que não há outro bar com este nome, em todo o mundo, o que ajudou a consolidar rapidamente uma imagem mística.
No inverno de 2007, foi aberto o blogue Papuera Bar, que somente postou por umas semanas, e nunca mais até hoje. Fica na rua Alberto Rosa 51, esquina Conde de Porto Alegre, a caminho das Doquinhas (Quadrado).
Imagens: Facebook
13-04-13
Como o Papuera abriu em 28 de abril de 2004 (aniversário nº 40 do Paulinho Bueno), começam agora as comemorações do décimo ano do bar. A grande festa será em abril de 2014, quando o Paulinho Papuera fará 50 anos (e o bar, 11).
Segundo vídeo no seu canal no YouTube, a oferta seria de somente 6 mil músicas. Confira no local.
12-06-13
Foi postado ontem o vídeo abaixo, feito em 27 de abril no aniversário dos 10 anos. Cinegrafistas: Leandro Lopes e Eduardo Souza. Edição e finalização de Milena Lopes. Música: Gimme Shelter, de The Rolling Stones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário