Neste encontro, três debatedores apaixonados por Pelotas vão apresentar seus especiais olhares sobre a cidade que enriqueceu com a produção de charque e hoje é conhecida como a Capital Nacional do Doce.
- Rose Barros é psicóloga especializada em clínica junguiana e vai conversar sobre sua pesquisa "A Alma da cidade de Pelotas e suas metáforas alquímicas";
- Márcio Ezequiel é historiador e escritor, radicado em nossa cidade, que está preparando um livro sobre personagens obscuros e diferentes de Pelotas, "Dark City";
- Pablo Rodrigues é jornalista, especialista em Gestão de Empresas de Comunicação e se autodefine como "escritor em estágio probatório". Em homenagem a Pelotas, escreveu em 2007 o texto "Minha casa, tantas casas".
Sobre a relação cultural e socioeconômica entre o uso do açúcar e do charque na história de Pelotas, existe uma dissertação de mestrado: "Xarque com assucar/Pelotas com Nordeste: contraponto de extremos no paladar cultural brasileiro", de Leonil Martinez (UFSC, Florianópolis, 2000). O texto completo pode ser encontrado na internet.
Um comentário:
Com certeza será uma oportunidade ótima para refletirmos sobre Pelotas, Obrigada amigo Francisco, sempre incentivando o conhecimento.
Postar um comentário