No blogue português Bibliotequices achei estas ideias para promover o interesse pelo livro e pela leitura, em diversos níveis de ação (veja o post); adaptei a linguagem para ser mais simples e compreensível.
- Exibir o livro de forma chamativa e criativa.
- Apresentar o livro em todas suas formas - edições de luxo ou edições de bolso, em braille, e-book e audiobook.
- Estimular a paixão pela leitura, seja mediante exemplos de referência, o grupo de pares ou a promoção mediática da leitura.
- Para quem não se interessa pela leitura ou pela pesquisa de informações mais profundas, descobrir quais as portas que se poderão usar como entrada para a leitura.
- Criar nos promotores de leitura (educadores, publicistas, escritores, pais e mães) a noção de que as pessoas são conquistadas para a leitura das mais variadas formas, até bem diferentes da forma em que nos conquistou.
- Abrir os horizontes dos próprios promotores de leitura: existem novos gêneros, novos autores, novos fenômenos literários, novas mídias, novos temas, novas linguagens.
- Ensinar e desenvolver técnicas de leitura para ir desde o bê-a-bá até à leitura de livros científicos.
- Identificar os pensamentos da pessoa que tem vontade de ler, e orientar suas motivações para a variedade de gêneros e autores da cultura universal.
- Identificar o leitor individual que poderá ter interesse num determinado livro e então fazer chegar essa informação ao interessado de modo chamativo.
- Nós lemos por prazer, mas não somente; também lemos para melhorar o trabalho, como parte de nossa profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário