O compositor e pianista argentino Ariel Ramírez morreu aos 88 anos, na quinta 18 de fevereiro, numa clínica de Buenos Aires. O músico era mundialmente conhecido por canções como Alfonsina y el mar e obras corais como a Misa Criolla (1964) e a Misa por la Paz y la Justicia (1981).
Desde jovem Ariel Ramírez interessou-se pela música de raiz argentina, e esse interesse se intensificou em 1941, quando se encontrou com Atahualpa Yupanqui.
Passou a compor com inspiração folclórica sul-americana, apresentando-se também como pianista. Em 1955 criou um grupo folclórico com o qual viajou pelo mundo por duas décadas, difundindo a música de raiz latino-americana.
No vídeo acima, o Gloria da Misa Criolla, interpretado pelo grupo Los Fronterizos e o coro da Catedral de San Isidro, dirigido por Gustavo Felice. Esta música aparece no filme Leolo (1992), do francês Jean-Claude Lauzon.
Abaixo, "Nacimiento del charango", de Ariel Ramírez, tocando piano com Jaime Torres no charango, para o documentário Argentinísima II (1973), dirigido por Fernando Ayala e Héctor Olivera.
Foto da web
Nenhum comentário:
Postar um comentário