Nos dias quentes que tivemos em junho, os pardais puderam fazer festa no pequeno lago da Praça Osório, mesmo lugar em que, no verão passado, havia peixes morrendo, devido à sujeira.
Após denúncias feitas pela mídia, foi retirada a água, para uma limpeza do espaço. No entanto, o lago segue sujo, com lixo na superfície e água turva. Foram trazidos alguns peixes, e os pássaros poderiam até dizer que o banho está gostoso, mas quem respira ali dentro é que sabe da pureza da água.
Nós, humanos, até gostaríamos de brincar como os passarinhos, e na infância conseguimos infringir algumas proibições. As praças excitam e evocam essas liberdades naturais, mas esta somente permite que observemos a festa dos pássaros. O lago foi concebido com sentido educativo, para aprendermos a conviver com a natureza, mas hoje só podemos invejar os pardais e ficar tomando banho de sol. O que precisamos é que nos ensinem a conviver entre humanos.
Foto de F. A. Vidal
Foto de F. A. Vidal
2 comentários:
"O que precisamos é que nos ensinem a conviver entre humanos"... Animais ensinam...! Talvez aprendamos observando a linda festa dos pardais.
Para eles, o odor da água pouco importa enquanto puderem celebrar a alegria sem se importar em ter o "nariz congestionado"!!!!
Numa cidade extremamente úmida como Pelotas, onde vivemos com o "nariz congestionado", isso se torna motivo para reclamações, muitos medicamentos, etc. Mas os pardais parecem alheios a esse ranço e mau humor humanos, e mais, pelotenses...
Bj, Francisco! Boa postagem!
Tê!
Verdade que em Pelotas temos muitos "narizes congestionados", alguns pela umidade e frio, e não poucos por motivos psicossociais (esses escrúpulos que os pardais e as crianças não têm).
Postar um comentário