quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jingle e logo para os 200 anos de Pelotas


Uma cidade que já nasceu progressista, cresceu rápido e viveu diversas fases (revoluções, auge econômico, figuração artística e política) chega a seus 200 anos com muitas lembranças históricas e polêmicas internas. Tentando gerar acordo e unificação, a Prefeitura Municipal contratou para o Bicentenário uma campanha de publicidade que não excluísse ninguém e que não frisasse a importância do passado nem do futuro por si sós. A ideia completa dizia num cartaz:

Pelotas é uma cidade cheia de história,
mas também está pronta para o que vem pela frente.


O refrão do jingle (vídeo acima) diz:

Pelotas faz duzentos anos e segue em frente,
vive a história e o futuro da sua gente.

Já a estrofe (o áudio esteve disponível por um ano no sítio da Prefeitura) é uma verdadeira lição de vida que incentiva o progresso, mas – talvez por economia – não ficou incluída nos clipes visuais. Vale a pena deixar o registro e meditar nos versos:

A vida é doce pra quem vive a sua história
com todo o orgulho, mas não mora no passado.
A vida é doce pra quem faz acontecer,
enxerga longe e planta agora o resultado.

A mesma campanha fez uma logomarca com o número 200 que não esconde sua semelhança com um dos símbolos do bicentenário da independência argentina (1810-2010). A ideia estrangeira foi repetida em nossos 200 anos, com pequenas modificações, como mostrou um leitor do blogue Amigos de Pelotas.

A bandeira do país vizinho é conhecida pela combinação de azul celeste e branco, e logicamente usou essas cores numa faixa que desenhava o número 200.

Bandeira argentina (v. Wikipédia)
A criança argentina correndo com a faixa bicolor também teve um remake entre nós, talvez aproveitando as duas cores mais notórias da bandeira pelotense.

Bandeira pelotense (v. UFPel)
Será que se usasse também o amarelo de nossa bandeira teria havido desnecessárias discussões  (sobre o Clube Brilhante e o E. C. Pelotas)? Será que algum pelotense hoje se identifica com as cores de sua bandeira (azul, amarelo e branco) ou somente vê as do clube de futebol?

Em sua tentativa de imparcialidade, a campanha dos 200 anos ficou no óbvio e o jingle não pegou força na população, talvez por recordar o formato de uma campanha política e a inevitável proximidade das eleições municipais. Mas a Prefeitura ainda aproveitou o embalo da despedida para fazer outro clipe de divulgação de seu trabalho, agora misturando os progressos do governo com a alegria dos 200 anos (vídeo abaixo).

Nenhum comentário: