sábado, 8 de março de 2014

Cidade resgatou seus bondes e os fez atração turística


A cidade de Santos (SP), que foi elevada à condição de Vila em 1568, iniciou um serviço de bondes de tração animal em 1871, o segundo mais antigo do país (após o Rio de Janeiro, 1856). Em 1909 chegaram os bondes elétricos, e em 28 de fevereiro de 1971 circulou o último, deixando saudades. A cidade tem o maior porto da América Latina, com população atual estimada em 433 mil habitantes (v. Wikipédia)

A partir do ano 2000, o Projeto Alegra Centro, Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos, começou a recuperação do centro histórico, tendo em vista o desenvolvimento de toda a cidade. Voltaram a ser usados antigos bondes, unindo tecnologia moderna com a experiência de antigos funcionários. O primeiro foi um bonde turístico, e fazia um percurso de 1700 metros, utilizado no carnaval como trio elétrico com atores caracterizados; em 2009, para o centenário do primeiro bonde elétrico em Santos, já havia 4 bondes andando por vias de 5 km (v. notícia).

Em Niterói (RJ) subsistem antigos trilhos.
A ideia foi executada por diversos prefeitos desde 1997, ajudando a reconstruir também a memória e o patrimônio imaterial da cidade. Santos é a única cidade brasileira que fez os bondes renascerem como serviço de transporte urbano.

Um dos efeitos da Segunda Guerra Mundial nos países americanos foi a decadência dos bondes, cuja manutenção se dificultou; o desenvolvimento exigiu maiores velocidades, e mais flexibilidade e variedade dos percursos, facilitando o uso de veículos com motores a explosão, como carros, ônibus e motocicletas (de empresas que os desenvolveram para a guerra).

O professor Christopher Snell explica que uma conspiração entre empresas (General Motors, Firestone e duas petroleiras) determinou a morte dos bondes elétricos nos Estados Unidos, nos anos 40 (vídeo em inglês). Em algumas cidades norte-americanas, do Japão e da Europa hoje circulam bondes e ônibus de modo integrado (procurar vídeos por "electric streetcar").

Veja a pesquisa O bonde através do tempo (vídeo de 10 min) e uma história  completa dos bondes em Porto Alegre. Na cidade de Rio Grande, houve serviço de bondes elétricos de 1912 a 1967. Em Pelotas, os veículos circularam de 1915 a 1955; permaneceram os trilhos, à espera de melhores tempos, mas o asfalto cobriu a maioria das antigas ruas de paralelepípedos.


Foto: Wikipédia

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