O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UCPel começou a realizar cursos dirigidos a grupos e profissões de atendimento ao turista.
Consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Universidade, estruturaram 16h de aulas com os conteúdos seguintes: “A importância do turista na economia”, “Hospitalidade”, “Atendimento ao turista” e “Estrutura turística receptiva”. Em novembro passado, a consultora Penélope Barp falou sobre esses temas aos futuros turismólogos (veja notícia).
O objetivo é que os profissionais do turismo dominem esses conteúdos, depois os diversos segmentos possam fazer um bom atendimento ao turista e, finalmente, busca-se que todos os habitantes saibam informar sobre os atrativos da cidade.
Entende-se que é mais importante desenvolver as atitudes adequadas ao atender (calidez pessoal), e secundariamente conhecer as muitas informações a ser transmitidas (cultura enciclopédica). Mas também é essencial que o morador valorize sua cidade e a considere digna de interesse ou até de estudo.
Na próxima semana (terça 7 e quarta 8, das 8h às 19h), o foco do curso será direcionado para taxistas, um grupo que tem direto contato com o público visitante. Outros segmentos serão atendidos futuramente, como garçons, guias, policiais e guardas, frentistas de postos, recepcionistas de hotéis. As inscrições estão abertas e são gratuitas (fone 8412 7102).
POST DATA (9-12):
O curso não foi realizado dia 7, por falta de interessados.
No dia 8 à noite, o Diário Popular informou que as aulas foram feitas no Sindicato dos Taxistas, com baixa adesão (leia). Sem que a matéria mencionasse o número de alunos, a foto de Marcel Ávila mostra somente dois (dir.).
Os encarregados mostraram sua preocupação pela falta de interesse, apesar da publicidade.
Foto UCPel (1) e DP (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário