Em outubro de 2007, a cerveja Victoria Bitter (VB), do grupo australiano Foster, fez um comercial onde uma orquestra toca sua música-tema usando apenas garrafas como instrumentos.
A ideia publicitária pertence à agência George Patterson, e a proeza musical foi realizada por membros da Orquestra Sinfônica de Melbourne (MSO) e da Orquestra Victoria, usando 451 garrafas de VB e 6 tímpanos. Após 3 meses de ensaio, a VB Stubby Symphony foi apresentada no Melbourne Concert Hall.
O regente é o polonês Cezary Skubiszewski (nascido em 1949, radicado na Austrália desde 1974), que também é compositor e fez o arranjo para orquestra da melodia que identifica a cerveja há 40 anos. Pode-se dizer que o velho tema foi "refrescado" (em inglês, refresh também significa: restaurar, reforçar). Sem usar palavras, a peça publicitária deu nova vida a um produto tradicional. Veja o making of da "sinfonia" (5 min, em inglês); no final, o regente alude ao Brinde da ópera La Traviata.
Quando dois elementos são associados pela primeira vez, a ideia se considera criativa. A aparente incoerência entre música erudita e cerveja é salva, neste caso, pela imagem séria dos músicos (dir.) e pelo poder embriagante da arte musical.
Não é bom apoiar quem lucra com o consumo de álcool, mas fico pensando no que se pode fazer com a força da arte e da criatividade quando elas são postas ao serviço de causas melhores (como o desenvolvimento cultural de uma cidade ou nação).
Imagens da web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário